O Algodão é produzido pelo algodoeiro. Suas fibras crescem aderidas à semente e protegidas por uma cápsula. Quando está madura a cápsula se abre deixando em evidência o tufo branco de fibra.
O algodão era tecido na China por volta de 2000 a.C., porém foram mercadores indianos que começaram a comercializar o tecido. A arte da tecelagem era de ocupação doméstica e praticamente metade da população de Dacca, na Índia, se ocupava desse ofício.
O algodão é a fibra mais usada do mundo. Os tufos brancos parecendo lã tornou a fibra conhecida por outros nomes, foi chamada de lã de madeira, lã de árvore ou ouro branco.
Em 1793 a produção do algodão aumentou consideravelmente com a invenção do descaroçador de algodão. O trabalho antes feito por 50 homens, era feito então por apenas uma máquina. Os refugos da fiação é usado para produção de estopa e barbantes. Da semente de algodão se extrai óleo comestível ou para cosméticos. A penugem que fica grudada no caroço é utilizada para produção de plásticos e filmes fotográfico entre outros.
Hoje o maior produtor mundial de algodão são os Estados Unidos. Na América do Sul o Brasil lidera a produção. O algodão egípcio é considerado o melhor e mais fino do mundo atualmente.
No Brasil a fibra chegou por volta de 1519, trazida pelos navegadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teça aqui seus comentários.