Tipo de fibra: Natural animal
A lã é uma fibra proveniente de pelagem animal. Na sua maior parte, proveniente do carneiro, mas também da alpaca, vicunha, lhama, camelo e cabra. O animal é tosquiado, a lã lavada, desembaraçada e penteada. Somente após esse processo é esticada em forma de cordões e em seguida em fios.
A qualidade mais associada a lã é o aquecimento próprio do tecido. Confortável e isolante térmico, o tecido dessa fibra é muito usado em épocas frias. Usa-se muito para confecção de terno e tailleur, confere elegância e caimento perfeito.
Na história da humanidade e na da tecelagem povos nômades, além de comer a carne do carneiro, utilizavam sua lã como agasalho. É a fibra animal mais antiga que o homem utilizou.
50% da lã comercializada mundialmente, é produzida pelos exportadores da lã bruta, são eles: Nova Zelândia, china e Austrália. Sendo a China a maior produtora de tecidos de lã.
O Brasil não é um grande consumidor de lã devido ao clima tropical. Os rebanhos do sul do país são os mais significativos na produção de lã nacional. Foram os imigrantes espanhóis que contribuíram para a criação de ovinos, o que possibilitou o desenvolvimento da produção de lã na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Teça aqui seus comentários.